Sábado, Abril 20, 2024
Tamanho Texto
Notícias Instituições Financeiras no SIGES (multi-instituições na aplicação CXA)

Instituições Financeiras no SIGES (multi-instituições na aplicação CXA)

O SiGES permite actualmente gerir dados académicos individualmente por instituição SiGES (divisão lógica da informação), no entanto ao nível do CXA e da Tesouraria associada, o tratamento é centralizado e sobre os dados de todas as instituições SiGES.

A necessidade identificada pela Digitalis e alguns dos seus Clientes, como ponto de partida para a funcionalidade aqui anunciada, poderá ser resumida da seguinte forma:

“A aplicação CXA (Controlo e Gestão de Tesouraria) da suite aplicacional SiGES deve ser capaz de gerir dados de tesouraria e financeiros de forma individual por cada instituição (unidade orgânica) financeiramente autónoma.”

Identifica-se portanto a necessidade de criar uma entidade intermédia entre as instituições SiGES e a parametrização do funcionamento do CXA, de modo que em realidade de multi-instituição seja possível ter múltiplas configurações de tesouraria e financeira.

A entidade intermédia que se sugere implementar entre as instituições SiGES e a parametrização do funcionamento do CXA designa-se por instituição financeira.

Uma instituição financeira tem uma identidade financeira única, a que corresponde um sistema de facturação individual e uma integração com a contabilidade também individualizada.

Após a implementação da instituição financeira o funcionamento da aplicação de tesouraria CXA passa a ser individual por cada instituição parametrizada, desta forma se pretende responder à necessidade inicial de ter uma aplicação CXA capaz de tratar distintamente a tesouraria e financeira de cada instituição SiGES.

Uma instituição financeira poder-se-á associar a uma ou mais instituições SiGES, no caso de não haver independência financeira de cada instituição SiGES.

Observemos a título exemplificativo a seguinte esquema funcional:

 

É possível verificar a relação entre Instituição Financeira e Instituição SiGES (unidade orgânica – U.O.) na mesma instância de base de dados SiGES.

Existem assim novas parametrizações a realizar na aplicação CXA, bem como um natural impacto no já conhecido funcionamento da mesma. Processos como o cálculo de propinas, bem como a manutenção e lançamento de emolumentos e pagamento de itens, passarão a ter novas associações funcionais e formas de proceder. Por outro lado existem igualmente alterações previstas em algumas listagens e claro, naturais impactos sobre os normais processamentos a que todos os utilizadores estão habituados.

Está no entanto a Digitalis certa, que se trata de mais um passo rumo aos avanços tecnológicos e funcionais necessários, numa aplicação credível e de funcionamento transversal a todo o percurso pedagógico e financeiro académico de um indivíduo.

Contamos em breve, dar a conhecer à comunidade de Clientes e Entidades que nos acompanham, o feedback recolhido de alguns dos nossos Clientes que já estão em produção com esta mais valia aplicacional (Ex: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

Para mais informações bem como documentação adicional e detalhada, não hesite em nos contactar através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .