Quarta, Abril 24, 2024
Tamanho Texto
Notícias RAIDES11 | Impacto no Boletim de Matrícula 2011/12

RAIDES11 | Impacto no Boletim de Matrícula 2011/12

No inicio do mês de Agosto, as Instituições de Ensino Superior foram notificadas pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), que para 2011 haverá alterações na aplicação RAIDES11. Esta passará a recolher mais informação, com um maior número de regras de validação.

A Digitalis, recebeu de diversos clientes a documentação produzida pelo GPEARI de 01-08-2011, nomeadamente:
·         Nota Técnica 2011/01 - Âmbito do Inquérito e definições básicas;
·         Nota Técnica 2011/02 - Informação a recolher no inquérito;
·         Nota Técnica 2011/03 - Definições e alguns aspectos da codificação e validação.

A documentação anteriormente identificada encontra-se em análise pelo departamento de análise e  qualidade. No entanto, a primeira etapa já foi concluída e permite-nos garantir que não existem novos campos de necessidade de recolha através do boletim de matrícula para preenchimento pelo alunos, através do serviço de inscrições on-line (SIAnet). Muito em breve, este procedimento será utilizado nas instituições de ensino superior a nível nacional, no âmbito das matrículas 2011-12.

No RAIDES11 irá surgir um novo grupo de informação, à semelhança dos já conhecidos Inscritos e Diplomados, denominado por Alunos em Mobilidade Internacional, com novos campos que irão permitir detalhar o âmbito da mobilidade de cada aluno, e que são acolhidos pela instituição de ensino.
Haverá ainda um maior número de regras de validação de dados para os campos novos assim como para os já existentes.
Ainda não é possível perceber qual a dimensão das alterações ao nível da estrutura de dados da nova aplicação RAIDES11, que apenas será possível perceber quando as primeiras versões da aplicação forem disponibilizadas ás instituições de ensino superior, e no sitio da Internet do GPEARI.

A Digitalis considera que a 1ª etapa de adequação funcional está concluída - Novos campos a recolher no boletim de Matricula. No entanto, o processo de análise e adequação funcional irá decorrer até ao fim do ano de 2011, altura em que é expectável que o GPEARI disponibilize a nova versão RAIDES11, e seja possível concluir os desenvolvimentos necessários para a compatibilização com a exportação RAIDES do SiGES 11. É importante salientar ainda, que apesar do processo de exportação RAIDES apenas ser possível concluir mais para o fim do ano de 2011, até lá serão disponibilizadas novas versões SiGES 11 que permitirão a recolha e gestão de dados dos alunos em mobilidade internacional, conjunto de alunos no qual se identifica a necessidade da recolha de novos dados.