Quinta, Abril 25, 2024
Tamanho Texto
Notícias

Notícias Digitalis

Novo add-on para Ficha de Unidade Curricular!

Actualmente as instituições debatem-se com a necessidade de manter a informação publicada online actualizada, respeitando as definições de imagética e de apresentação institucionais, mantendo a facilidade de utilização num circuito de aprovação consistente e seguro e sem que sejam necessários conhecimentos técnicos especializados para a manipulação e publicação destas informações. A Ficha de Unidade Curricular (FUC) responde a todos estes requisitos, num ambiente familiar para o utilizador, já que está totalmente integrada no netPA (Secretaria Virtual).

A autonomia por parte dos docentes na construção da ficha é totalmente self-service. No entanto, a aplicação oferece a possibilidade de parametrizar os conteúdos que a ficha deve ter, o seu aspecto gráfico e até quem tem privilégios para criar e editar. Tudo isto num ambiente integrado SiGES e netPA.

Principais Funcionalidades
Conteúdo que pode ser mantido na FUC:

- Identificação da Ficha de Unidade Curricular;
- Detalhes da Unidade Curricular;
- Carga Horária;
- Docentes;
- Atendimento;
- Apresentação da Unidade Curricular;
- Competências a adquirir;
- Conteúdos programáticos;
- Planificação das aulas;
- Bibliografia;
- Métodos de avaliação;
- Métodos de ensino;
- Outras (ad-hoc)
.

Principais Características e Benefícios:

- Possibilidade da Instituição controlar o conteúdo e o aspecto das suas Fichas de Unidade Curricular;
- Publicação facilitada da informação de forma integrada nos serviços do netPA;
- Integração com SiGES para facilitar a actualização da informação;
- Possibilidade de exportação para outros meios de publicação;
- Armazenamento da informação em repositório dedicado, para maior segurança;
- Possibilidade de introdução directa de conteúdo html rico.


Ciclo de Vida das Entidades

A Ficha de Unidade Curricular torna-se uma componente complementar da Entidade Disciplina que passa a ter uma dimensão de conteúdos personalizáveis que enriquecem a informação disponível sobre a disciplina que pode ser publicada para todos os perfis de utilização na instituição, incluindo o público.

Entre em contacto com a DIGITALIS, para conhecer mais detalhes sobre este novo ad-on e os serviços de disponibilização e integração no SIGES 11.

 

Fusão da Ficha do Indivíduo unifica informação no SIGES

A nova versão 11 do SiGES tem como uma das suas principais novas funcionalidades a "Ficha do Indivíduo". Esta alteração, transversal a todo o sistema, vem possibilitar a utilização centralizada dos dados individuais dos vários perfis já existentes, como Alunos, Docentes, Candidatos, etc.

No intuito de não alterar os procedimentos já em curso nas instituições, o processo de atualização para o SiGES 11, irá criar uma Ficha de Indivíduo para cada perfil existente.

Significa isto, que os dados das pessoas atualmente redundantes, serão mapeados para as novas fichas de indivíduos centralizadoras desta informação. Por exemplo, no perfil de aluno, será criada uma ficha para cada um dos vários cursos em que o mesmo esteja associado.


Esta nova forma processual irá trazer um conjunto de vantagens como por exemplo:

  • Acesso através de uma conta única ao portal netPA, mudando de perfil, sem nova autenticação;
  • Vista unificada de conta corrente no CXA para todos os perfis;
  • Pesquisa unificada transversal aos vários perfis.

Esta será uma melhoria de processos e gestão de informação será visível de forma gradual ao longo dos anos, sendo necessárias mudanças de processos para melhor tirar proveito da solução.

Entre em contacto connosco, para conhecer mais detalhes sobre os Serviços de  "Fusão da Ficha do Indivíduo" integrados no SIGES 11.

 

Compatibilidade com novas versões de Browsers e HTML5

Vivemos um momento de significativa evolução tecnológica no que respeita a conteúdos dinâmicos em páginas web. A linguagem de desenvolvimento HTML que serve de base a todas as aplicações e sítios na internet, teve uma evolução revolucionária com o lançamento da sua nova versão HTML 5*.

Para dar suporte a esta nova tecnologia os principais fabricantes lançaram versões completamente novas dos seus browsers, introduzindo inúmeras melhorias no processo. Este tipo de evoluções causa sempre problemas de compatibilidade na convivência das especificações anteriores (HTML4) com as novas (HTML5), pelo que são necessários esforços de compatibilização das aplicações Web para que funcionem em todos os ambientes.

Sensível a esta problemática, e no intuito de possibilitar a utilização destas tecnologias mais recentes sem limitações por parte da grande comunidade de utilizadores das aplicações Digitalis, foi feito um esforço de compatibilização e certificação dos nossos produtos com as mais recentes versões dos principais browsers:

FIREFOX 4, SAFARI 5, INTERNET EXPLORER 9 e CHROME 11.


Após este trabalho a Digitalis lançará no decorrer desta semana, um conjunto de novas versões dos seus vários produtos web-based já certificados para estes novos Browsers, que após um teste final de qualidade serão lançados para todos os nossos clientes.

* Saiba mais sobre as novidades do HTML 5 em: http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5. Esta é uma atualização sobre a última versão que data de 1997.

Tesouraria Escolar integrada com a Contabilidade?

Sim é possível, com o CXA IS!

No seguimento do processo de certificação da DGCI* à aplicação CXA (Caixa), várias evoluções foram desenvolvidas. A estruturação dos dados e informação existente, de forma a tornar a mesma exportável para outras aplicações, foi das mais importantes e significativa.

Principais aplicações "interessadas" nestes dados exportáveis:

- CONTABILIDADE (em função da necessidade de contabilizar e classificar a atividade de caixa, de acordo com os movimentos ocorridos e os documentos gerados);

- ANÁLISE DE DADOS (com o objectivo de avaliar os fluxos financeiros da instituição).


Foi assim desenvolvido com essa finalidade, o CXA IS (CXA Integrador de Serviços), permitindo adicionar e disponibilizar de forma documentada, protocolada e normalizada, a actividade e movimentação da aplicação CXA, para importaçãoem aplicações externas.

 



Para mais informações sobre este e outros serviços, não hesite em nos contactar. ou consulte a Ficha de Produto clicando AQUI.
* Direcção Geral de Contribuições e Impostos, de acordo com o que está estabelecido na Portaria n.º 363/2010, de 23 de Julho de 2010.



Mais artigos...

Página 13 de 19

<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Seguinte > Final >>