Quinta, Abril 25, 2024
Tamanho Texto

Notícias

CMEnet - Indicadores estatísticos da base de dados Siges

Nesta era de informação, uma boa decisão depende em grande medida de fontes de dados fiáveis, acessíveis e de qualidade que possuam mecanismos de extração de dados que permitam respostas rápidas a perguntas frequentes.

O SiGES, pela sua capacidade e escalabilidade, é cada vez mais uma referência em termos de sistemas de gestão de ensino superior para as Instituições de países de língua portuguesa, sendo uma componente fundamental na análise de processos estatísticos solicitados pelos mais diversos organismos, tanto para efeitos de acreditação de ciclos de estudo, como para análise de dados para inquéritos estatísticos como o RAIDES e também como fator de ponderação em processos de decisão.

Ciente das necessidades crescentes das Instituições nesta área, a Digitalis apresenta um produto inovador, baseado numa plataforma independente totalmente baseada em ambiente web, que permite a consulta rápida de um conjunto de indicadores estatísticos a partir da base de dados SiGES, com o objetivo de servir diferentes perfis de utilização. O acesso a estes indicadores é parametrizável, podendo o cliente decidir que indicadores são públicos e que indicadores estão apenas acessíveis a um perfil de utilizadores reservado tais como, por exemplo, órgãos de gestão.

Este módulo não tem custos de aquisição ou licenciamento para todos os clientes que mantenham, em 2013, o módulo CME no contrato de manutenção e suporte.

Contacte o nosso departamento comercial para mais informações e efetue aqui o download da ficha de produto para conhecer em detalhe as características

Novas Regras Faturação 2013

A Digitalis passou a disponibilizar um conjunto de novas funcionalidade na aplicação CXA, desenvolvidas ao abrigo do contrato de manutenção e actualização de software, que vêm responder às novas regras de facturação que entraram em vigor este ano, no sentido de combater a economia paralela,a fraude e evasão fiscal.

Estas novas funcionalidades vêm introduzir alterações a alguns processos usados na Tesouraria, que podem causar dificuldades aos utilizadores, caso estes não se preparem atempadamente para estas novas exigências.

Será disponibilizada uma nova versão (11.2.9-13 ou superior) a 18 Janeiro com os novos procedimentos.

Faça o download de toda a documentação que a Digitalis disponibliza sobre o assunto:

> Apresentação Novas Regras de Faturação 2013
> Manual de Procedimentos - Faturação
> Manual de Procedimentos - Comunicação à AT
> Bundle de Serviços

 

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS

Avança com integração da tesouraria académica com a contabilidade

A integração de sistemas de informação com os sistemas de gestão contabilística é um tema cada vez mais na ordem do dia para as Instituições de Ensino Superior nacionais. A Digitalis tem o prazer de informar que a integração entre o SiGES, Sistema Integrado de Gestão Académica, e o GIAF da Indra, é hoje uma realidade e em produção alargada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP.

Com a criação do módulo de integração CXA-IS, a Digitalis deu um passo decisivo na constituição de um módulo que trouxe à Instituição ganhos evidentes para uma gestão centralizada e consolidada da informação financeira de origem académica, com ganhos importantes em vertentes tais como a normalização na exposição de informação de tesouraria académica, ganhos de produtividade e de fiabilidade nos processos de integração, automatização de tarefas e a constituição de uma base integrada de informação financeira para apoio a decisões de gestão.

De realçar que a integração entre soluções depende sempre da qualidade da informação existente e da definição de regras de mapeamento e tratamento da mesma. Para tal, contribuiu a definição de procedimentos de tesouraria académica, com apoio da consultoria e formação da Digitalis no módulo CXA, e uma forte componente de trabalho em equipa, já que grande parte do sucesso se deveu à disponibilidade e empenho de todos os intervenientes deste processo - ISCSP, Digitalis e Indra.

Obrigado pelo voto de confiança!
Juntos na excelência do Ensino Superior.

CXA Adequado ás Novas Regras de Faturação 2013


Informamos que a Autoridade Tributária procedeu recentemente a alterações legislativas em matéria de facturação, através dos Decretos Lei 197 e 198/2012, que entram já em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013, e das quais destacamos as seguintes:

 

  1. Alargamento da obrigatoriedade de emissão de factura;
  2. Obrigatoriedade de comunicação de facturação à Autoridade Tributária;

 

O módulo CXA - Tesouraria Académica está a ser adequado aos novos procedimentos de facturação de 2013. Está a ser desenvolvido um novo processamento de geração de facturas em lote, para a dívida não facturada, que permite garantir, para além das funcionalidades existentes de emissão de facturas, tanto no SIGES como no netP@, que toda a dívida está correctamente facturada. Este processamento poderá ser executado em qualquer altura, e estará também integrado no processamento de geração do ficheiro SAF-T PT, cuja comunicação à AT passa a ser obrigatória, até ao dia 25 de cada mês, referente à facturação do mês anterior.

Será disponibilizada uma nova versão, na sua área de versões de produto brevemente. Está também a ser preparada documentação que informará como é que estes novos procedimentos podem ser colocados em prática.

Apesar da entrada em vigor no inicio de Janeiro, a colocação em prática destes novos procedimentos irá ocorrer apenas a partir de Fevereiro de 2013.

 

Ainda relativamente a matéria de facturação, recordamos que deverá antes do fim do ano de 2012:

  1. Criar novas séries de facturação para o ano civil de 2013, para todos os tipos de documentos, para que em 2013, os documentos de facturação sejam emitidos já nas novas séries de facturação;
  2. Parametrizar a taxa de juro anual, publicada pelo IGCP, referente ao ano de 2013, caso se aplique à sua instituição de ensino.

 

Juntos na excelência do Ensino Superior.

CXA - Novo cálculo de juros de mora

De acordo com a Lei Geral Tributária, os juros de mora são calculados à taxa definida por lei para as dívidas ao Estado e/ou outras entidades públicas. O cálculo dos juros de mora foi alterado, tendo-se passado para aplicação de uma taxa de juros anual, apurada e publicitada pelo Instituto da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP, I.P.), através de aviso na 2.ª Série do Diário da República até ao dia 31 de Dezembro do ano anterior.

O módulo CXA – Tesouraria Académica, passa a disponibilizar um novo método de cálculo de juro. Na sua área de cliente encontra disponível a nova versão SIGES para descarregar, bem como um documento de procedimento – Configuração do novo método de cálculo de juro.

Faça download:

Mais artigos...

Página 7 de 15

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>