Quarta, Abril 24, 2024
Tamanho Texto

Notícias

DigiNEWS: RAIDES 2009, o que dizem os intervenientes

Dando seguimento às regressadas DigiNEWS, esta semana decidimos dar novo destaque à operação RAIDES 2009 e recolher junto de alguns dos seus diversos intervenientes (de entre clientes, técnicos, funcionários académicos, etc etc) a sua análise e opinião sobre as actividades envolvidas e o seu desenrolar.

 

Achamos na Digitalis, ser cada vez mais importante dar a conhecer não só as novidades, a nossa visão, o nosso road-map tecnológico, as nossas newsletters mensais, mas também, e  numa recuperação de algo que já se fez, o dar voz aos nossos clientes. Mostrar à comunidade da qual a Digitalis faz parte, que estamos disponíveis para ouvir e numa perspectiva que mistura profissionalismo, honestidade e humildade, ouvir as sugestões e em conjunto caminhar rumo ao sucesso das iniciativas que apresentamos aos nossos clientes.

Janeiro, como se sabe foi um mês em muito dedicado ao RAIDES 2009. Não estando ainda o processo fechado em algumas das Instituições nossas clientes, achámos oportuno dar a conhecer as impressões de alguns dos seus interveninetes entretanto recolhidas. Estas opiniões poderão em breve ser reforçadas com um Inquérito de Opinião/Satisfação que em breve será realizado de forma oficial através do Serviço de Apoio aos Clientes da Digitalis:

 

Continuar...

DigiNEWS: CME - Manutenção vs Contratação Pontual

 

Temos vindo a receber por parte de alguns Clientes, pedidos de esclarecimento sobre a necessidade e vantagens na continuidade de manutenção do CME no elenco aplicacional do contrato de manutenção da Digitalis.

O CME é uma suite de relatórios ou cadernos estatísticos que representam visualizações de dados sobre o SiGES. A ferramenta que serve de base à construção destes cadernos, o Oracle Discoverer, permite a criação de ilimitados cadernos sobre a fonte de dados do SiGES ou até mesmo sobre a combinação do SiGES com outras fontes de dados.

Inicialmente o CME servia apenas os cadernos relativos a extracção de dados para o DIMAS e REBIDES.

Actualmente o CME possui já outras estruturas de dados que permitem criar e manter cadernos para diversas fontes de informação, entre as quais destacamos:

- Bolsa de Serviços de Acção Social;
- Habilitações literárias, profissões e entidades patronais do Aluno e progenitores;
- Dados relativos a ingresso (proveniência, notas, regime, ordem, etc);
- Indíces de aproveitamento e reprovação;
- Sumários de Docentes.
Continuar...

Uma década na Universidade de Coimbra (desde 1999)

Uma década na Universidade de Coimbra (desde 1999)

A Universidade de Coimbra é uma Instituição de referência no panorama nacional e internacional. Criada no século XIII, com registo em 1288 de pedido da sua criação a partir de um “Estudo Geral”, mantendo  um elevado estatuto de qualidade e tradição, a Universidade de Coimbra é hoje uma Instituição moderna e virada para os seus estudantes e para as comunidades globais onde eles se inserem. E é nessa orientação global que a Digitalis se orgulha de colaborar com a Universidade de Coimbra desde 1999 e mais em particular com os serviços centrais desde 2001, na adesão ao SIAnet – Sistema de Matrículas e Inscrições lectivas on-line.

Em 2001, a Universidade de Coimbra foi pioneira na adopção de um sistema de pré-inscrições lectivas, que em 2005 viria a servir de referência para a solução desenhada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, para o programa e-U: Campus Virtuais.
Em 2007 a Universidade torna a inovar com a contratação de um conjunto de melhorias que levam a Digitalis a tornar o SIAnet num sistema de gestão de inscrições e matrículas  real-time, com geração de conta corrente e contolo de emissão de dívida de propinas em tempo real.
Hoje e mais uma vez a Universidade de Coimbra, continua a liderar a adopção de novas práticas de apoio continuado nas candidaturas, inquéritos, matrículas e sistemas de ajuda aos seus alunos, docentes e funcionários.

Não podemos por tudo isso, deixar de agradecer a confiança em nós depositada, a enorme dedicação de todo o pessoal técnico da Universidade, em particular do Dr. Renato Santos e sobretudo queremos deixar  um especial agradecimento à liderança desta equipa, representada pelo Secretário Geral da Universidade que em vários momentos, de uma forma visionária e persistente, soube levar a bom porto esta cruzada com a Digitalis. Para o Dr Carlos José Luzio Vaz, ficam os agradecimentos de toda a equipa da Digitalis e em especial da Direcção desta Empresa. Para ele e para todo o staff da Universidade de Coimbra que com os n/ técnicos tem colaborado, os nosso sinceros agradecimentos.

RAIDES - Passado, Presente e Futuro

 

Após o sucesso da implementação da aplicação RAIDES 2008 da Digitalis e a produção de dados com importação directa nas tabelas RAIDES fornecidas pelo GPEARI, que contou com a adesão de cerca de 80% dos nossos Clientes, a Digitalis vem apresentar as novidades para o ano de 2009 no que diz respeito à produção destes dados e o seu envio para o GPEARI e o enquadramento deste produto no seu portfolio aplicacional para 2010.

Lançado em 2008, o projecto RAIDES foi desde logo iniciado com a disponibilização dos inquéritos on-line – Boletim de matrículas, em Setembro desse mesmo ano.

Após este período a Digitalis disponibilizou aos seus Clientes um conjunto de aplicações e um bundle de serviços que permitiram viabilizar a normalização de dados SiGES e a extracção de informação para o RAIDES.

A solução RAIDES para 2009
Tendo como objectivo a necessidade de garantir a correcta preparação dos dados e a sua exportação para um repositório externo com um layout pré-estabelecido pelo GPEARI, a Digitalis tem vindo a preparar o trabalho deste ano em duas frentes:
Continuar...

Versões para Matrículas 2009/2010 já estão "On-Line"

Valide aqui as datas de disponibilização e os melhoramentos das novas versões SiGES 143 e netPA 10.2.5

SIAnet é já um termo comum nas bocas de alunos das Instituições clientes da Digitalis, mas o sistema de gestão de matrículas e inscrições lectivas on-line, foi o primeiro produto da suite de aplicações e serviços web da Digitalis que em 2001, dava os primeiros passos em versão stand-alone. Hoje, integrado no netPA, o SIAnet continua a evoluir na vanguarda de toda a solução de secretaria virtual netPA da Digitalis e são cada vez mais as Instituições que aproveitam todas as vantagens desta formidável ferramenta.
São vários os melhoramentos introduzidos nesta versão do SiGES e do netPA, de entre os quais se destacam no SIAnet a adopção de um motor de ajuda on-line orientado ao contexto de cada etapa da inscrição/matrícula e ainda diversos melhoramentos na área da usabilidade há muito reclamados pelos nossos clientes. A parceria com a Caixa Geral de Depósitos tem continuação para este ano e também esse serviço foi melhorado. É também possível nesta versão configurar a página de entrada do Perfil de Alunos para que seja possível destacar um determinado serviço, como por exemplo as Matrículas. Consulte a Área de Suporte para saber como aproveitar esta funcionalidade.

Lançada inicialmente em 1 de Setembro sofreu um conjunto de testes alargado, permitindo-nos afirmar que é a versão recomendada para a utilização em ambiente de Matrículas, já que os melhoramentos na usabilidade efectuados no pré-requisito do Boletim de Matrícula facilitarão o preenchimento dos dados pessoais dos novos alunos, que são essenciais para o correcto preenchimento do RAIDES. É por tudo isto importante relembrar todos os nossos clientes e sobretudo aqueles que planearam com a Digitalis a adopção do SIAnet para a gestão da fase de matrículas que se aproxima, que devem actualizar o ambiente de produção para esta nova versão, disponível como habitualmente na área de downloads. Se ainda não tem acesso à área de cliente, Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Estas versões marcam ainda a entrada em ambiente de pré-produção das aplicações da nova geração de produtos baseado na plataforma DiF2, o Sistema de Gestão de Candidaturas ao Ensino Superior CSSnet e  Candidaturas a Bolsas de Estudos SASnet, bem como a solução de Inquéritos à Comunidade Académica, COMQuest. A Digitalis promoverá brevemente acções de formação orientadas aos departamentos técnicos das Instituições de Ensino Superior, para que juntos possamos fazer evoluir esta plataforma de desenvolvimento para o patamar de utilização global e de partilha de conhecimento que o mundo open-source permite e incentiva.

Para saber mais sobre a DiF2, e as novas aplicações CSSnet, SASnet e ComQuest, contacte o nosso Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Mais artigos...

Página 14 de 15

<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 Seguinte > Final >>