Sexta, Abril 19, 2024
Tamanho Texto
Notícias SiGES v.11.5.0 - A versão RGPD

SiGES v.11.5.0 - A versão RGPD

Nova versão, novas funcionalidades

De entre as novas funcionalidades da versão 11.5.0 do SiGES, destaca-se o serviço de gestão de consentimentos, onde a Instituição pode criar consentimentos para determinados grupos de utilizadores - candidatos, alunos em leccionamento, antigos alunos, docentes, entre outros.
Após a instalação da nova versão, existem alguns consentimentos que ficam ativos por defeito:

  • "Alunos em leccionamento" (netP@) e "Candidatos" (CSSnet):
    [Ativo por defeito e marcado como obrigatório] "Autorizo a recolha dos meus dados pessoais por forma a que seja possível à Instituição de Ensino fornecer dados aos inquéritos estatísticos nacionais"

 

  • "Candidatos" (CSSnet):
    [Inativo por defeito] "Autorizo a comunicação do meu número de inscrição no ENEM e do meu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ao INEP"

 

  • "Alunos em leccionamento" e "Alumni" (netP@):
    [Ativo por defeito] "Autorizo a consulta dos meus contactos pessoais pelos funcionários administrativos e pelos meus docentes"

 

  • "Docentes" (netP@):
    [Ativo por defeito] "Autorizo a consulta dos meus contactos pessoais pelos funcionários administrativos"

 

Caso não sejam estes os consentimentos que pretende disponibilizar, ou caso pretenda criar consentimentos adicionais, poderá sempre aceder, enquanto administrador de cada um dos portais, ao serviço "Gestão de Consentimentos" e definir os consentimentos pretendidos:

  1. Editar ou eliminar o consentimento (só poderá eliminar caso não haja ainda autorizações dadas pelos alunos, docentes ou candidatos, conforme o caso);
  2. Grupo de utilizadores (grupo dinâmico de LDAP) ao qual será aplicado o consentimento);
  3. Ativação do consentimento para produção; Autorizações e revisões aos consentimentos dados.

 

Ativação dos logs, via web, de acesso a páginas e alterações de dados

Por defeito, estas duas novas funcionalidades não ficam ativas com a instalação desta versão. Para que fiquem, o administrador deverá aceder aos portais académico e de candidaturas e, em cada um deles, aceder ao serviço "Configurar Serviços". Neste serviço, os logs ativam-se nos seguintes nós de condiguração:

  • "DIF2 > Logging > Audit Database": colocar a "true"
  • "DIF2 > Performance Logger > Audit Requests": também colocar a "true"

 

Cuidados a ter na instalação dos portais

Os portais foram alvo de um upgrade tecnológico relacionado com a comunicação com a Base de Dados. Por esta razão, os servidores aplicacionais JBoss onde estejam instalados o netP@, o CSSnet ou qualquer outro portal web que seja agora atualizado, deverão ser intervencionados manualmente, sendo necessário eliminar 3 ficheiros da pasta LIB de cada uma das aplicações web.

Lista dos ficheiros a eliminar (exemplo para o netP@):

  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate-annotations.jar
  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate-entitymanager.jar
  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate3.jar

 

Caso esta ação não seja realizada, os portais não irão arrancar e reportarão erros de compatibilidade.

 

Dúvidas ou questões?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que nos queira colocar, por favor, entre em contacto com a nossa equipa de suporte a clientes via Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número (+351) 214 408 995.