Com a entrada em produção da versão 11.6.1 do SiGES, os nossos Clientes passarão a ter à sua disposição um conjunto muito vasto de funcionalidade e serviços que apostam na qualidade dos serviços e portais a disponibilizar à sua comunidade docente e discente, serviços académicos e restantes gabinetes e órgãos de gestão.
Aqui fica a lista das principais novidades da versão 11.6.1, cujos detalhes poderá sempre consultar no respetivo relatório de releases que se encontra disponível na respetiva área de suporte para download.
Num cenário onde existem múltiplas instituições na mesma instalação SiGES, e onde o Cliente pretenda ter um netP@ para cada uma das instituições, com imagética própria e endereços diferenciados, passa a ser possível configurar o portal netP@ e CSSnet para permitir a autenticação e registo de alunos e candidatos da instituição configurada.
É possível, também, indicar mais do que uma instituição por portal.
Para além da gateway If Then Pay, agora passa a ser suportada também a gateway de pagamentos da SIBS, a SIBS Online Payment Platform, para a geração de referências multibanco por parte dos alunos e candidatos, com notificação ao SiGES do seu pagamento em tempo real, dispensando a importação do ficheiro MEPS.
Foi adicionada uma nova ação "Atualizar conteúdo dinâmico", que pode ser atribuída aos utilizadores que fazem a gestão da Ficha de Unidade Curricular (FUC), Relatório de Unidade Curricular (RUC), Relatório de Avaliação de Curso (RAC) e Relatório Científico (RC).
Esta ação permite que o utilizador possa regerar/atualizar os relatórios que estejam no estado "Publicado" e que tenham final PDF gerado sem que estes tenham que passar novamente pelo processo de edição, validação e publicação. O estado do documento nunca é alterado e mantém-se sempre publicado.
Os browsers suportados são, agora, o Google Chrome, Safari, Microsoft Edge, Firefox 5+, Internet Explorer 11 e Opera 15+.
As configurações são agora guardadas em base de dados e não em ficheiros de texto (Linux) ou registry (Windows).
Cada servidor e respetiva aplicação pode possibilidade de ter as suas configurações isoladas ou partilhar, com outros servidores, as configurações que sejam comuns.
No primeiro arranque da nova versão, as aplicações web farão a migração das configurações em ficheiros/registry para a base de dados de forma automática.
Atualização de réplicas - nota importante
Os parametros "prefs" definidos em file system (unix) ou registry (windows) passam agora a ser lidos da base de dados. Se for feita uma atualização da base de dados de réplica por via da cópia da base de dados de produção, torna-se necessário editar o ficheiro dif2.properties do ambiente de réplica e colocá-lo com o seguinte conteúdo:
No fim, deve ser efetuado um restart ao serviço de réplica.
Passou a existir uma nova opção na administração dos portais web para utilizadores administradores, denominada por “Servidores”. Aqui será possível verificar a lista de todos os servidores que partilham a mesma base de dados da DIF.
Pode-se neste serviço consultar:
Existe ainda um link de monitorizar os servidores. Este mostra os vários servidores ativos com gráficos de cada um mostrando a sua carga em tempo real, com refresh automático.
No serviço "Gestão de Acessos a Aplicações para Docentes", foi adicionada uma nova área "CSD (Elaboração DSD)".
Nessa área foram criadas as seguintes ações para conjuntos:
E foram criadas as seguintes ações para pedidos de alteração de USD:
Os serviços do histórico de lecionação dos docentes, controlo de horas contratadas, acesso aos cargos de gestão por parte do docente, assim como outros da componente relacionada com a gestão da informação dos docentes no portal académico, foram melhorados e reorganizados.
Passou a ser possível indicar na configuração do portal académico netP@, se as notificações resultantes da integração com o ComQuest ou com outras plataformas de inquéritos de avaliação, estão ativas apenas para alunos, docentes ou para ambos.
O CSE passou a poder registar o registo das UCs externas realizadas em cada ano letivo pelos alunos por via de submissão desta informação via webservice.
Passar a ser possível o registo de unidades curriculares (UC) realizadas fora da instituição que deram origem a uma creditação (inscrição) na instituição atual.
Informação possível de registar:
Cada UC externa pode ser associada a uma ou mais inscrições do aluno.
Foi adicionada a possibilidade de definir os logótipos de cabeçalho e rodapé das listagens por instituição (definição feita na manutenção da própria tabela).
Se o utilizador apenas tiver uma instituição, serão utilizados os logótipos definidos para a mesma.
Se o utilizador tiver mais que uma instituição ou a instituição associada ao utilizador não tiver logótipos definidos, serão utilizados os logótipos configurados no separador "Gerais do SIGES" dos parâmetros.
Caso tenha alguma dúvida ou questão que nos queira colocar, por favor, entre em contacto com a nossa equipa de suporte a clientes via Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número (+351) 214 408 995.
A Digitalis acompanha os seus Clientes de perto quando têm questões.
Telefone/Email Suporte
(+351) 214 408 995
suporte@digitalis.pt
Telefone/Email Comercial
(+351) 214 408 990
ges.comercial@digitalis.pt