Terça, Dezembro 10, 2024
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Notícias EWP - Erasmus Without Paper

EWP - Erasmus Without Paper

Com a solução MobilidadeNET a sua instituição passará a estar ligado á rede EWP - Erasmus without paper, e a garantia de estar interligado com as suas instituições parceiras, na troca de dados/processos: na celebração dos IIA, nomeação de estudantes outgoing e incoming, registo e aprovação de LA, e registo de ToR para os estudantes incoming.

O Erasmus Without Paper é um projeto que tem por objetivo a criação uma rede a nível europeu para a troca de dados entre Instituições de Ensino Superior sobre os alunos em mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+.
Os alunos candidatam-se ao processo de mobilidade na sua instituição de origem e o intercâmbio de informação entre as instituições, de origem e acolhimento, via EWP começa após este momento.

Os momentos chave onde ocorre esta troca de informação são (1) aquando da nomeação dos alunos, (2) na emissão dos learning agreements que estão aprovadas na instituição de origem (i.e. contrato de estudos/estágio) e, por fim, (3) quando é gerado o transcript of records quando o estudante regressa à instituição de origem.

A oferta curricular das instituições também pode ser feita no diretório de instituições aderentes ao EWP, que não é mais que uma lista de instituições com APIs protocoladas através das quais é feito o intercâmbio de dados. 

O EWP não contém, em si mesmo, dados para além dos descritivos da instituição e dos endereços para o roteamento dos acessos à informação.

O registo das instituições pode ser encontrado aqui (onde está também a Digitalis via interface de testes): https://dev-registry.erasmuswithoutpaper.eu/coverage
A página principal: https://www.erasmuswithoutpaper.eu/.

Ao adquirir e implementar o portal de serviços - MobilidadeNET, passará a ter também acesso às seguintes funcionalidades (em destaque):

  1. Suporte à mobilidade de estudantes, para estudos (SMS), ou estágio (SMP);
  2. Suporte à mobilidade de pessoal docente (STA) e não docente (STT);
  3. Integração com sistema de informação académico através da partilha de dados numa camada intermédia de dados  - MOBILIDADE-IS;
  4. Integração com o Mobility Tool através da exportação de ficheiro XLS com os dados necessários;
  5. Gestão de IIA através do registo de instituições parceiras e registo de protocolos ao abrigo de um ou mais programas de mobilidade, ou ao abrigo de uma ou mais áreas de estudo;
  6. Suporte ilimitado de programas de mobilidade, não restrito ao Erasmus+ ou a um programa 2021-2027 (por exemplo);
  7. Configuração e adequação de programas de mobilidade: opções de candidatura, documentos de processo, critérios de seriação, controlo de vagas, bolsas (verbas, tranches, suplementos) e calculadora do valor de bolsa, adequação do formulário de candidatura a cada programa de mobilidade (se aplicável);
  8. Possibilidade de um programa admitir alunos freemovers, ou seja, sem nomeação prévia;
  9. Registo de contrato de estudos/estágio/missão de ensino/formação;
  10. Pedidos de alteração, prolongamento de contrato de estudos/estágio;
  11. Pedido de desistência de contrato de estudos/estágio/missão de ensino/formação;
  12. Conclusão de mobilidade, com entrega de relatório, inquérito e testemunho;
  13. Emissão de registos académicos, antes (para outgoing) e depois (para incoming) do período de mobilidade;
  14. Creditação, tradução de classificação local em nota quantitativa e registos.
  15. Workflow de registo, validação e aprovação (ex. candidatura, contrato de estudos);
  16. Delegação da validação e aprovação de candidaturas, por docentes ou coordenadores de mobilidade;
  17. Sistema de notificações entre a instituição e o candidato mobilidade IN/OUT;
  18. Emissão automática de documentos: certificado de chegada, de partida, Previous ToR, Learning/Training/Mobility Agreement, ToR;
  19. Emissão de relatórios configurados em JasperReports (JRXML);

 

Somos uma software-house portuguesa, que desenvolve e implementa soluções para o Ensino Superior.

No mercado há mais de 25 anos, a digitalis nasceu com uma clara missão: auxiliar as Instituições de Ensino Superior a tirarem o maior partido e a extraírem o maior valor da tecnologia aplicada à gestão e distribuição do ensino. Mais de uma centena de instituições portuguesas e de países de expressão portuguesa confiam há cerca de 20 anos na Digitalis para a implementação e manutenção de ambientes informáticos abrangentes, seguros e estáveis.

As soluções informáticas propostas pela Digitalis criam, nas Universidades e Politécnicos às quais se destinam, redes de trabalho unificadoras dos diversos públicos internos e externos da Instituição de Ensino Superior: estudantes, administração, docentes, colaboradores, funcionários, antigos alunos e potenciais candidatos, todos podem interagir em atmosferas fáceis e seguras para efeitos processuais e de ensino e aprendizagem.

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