Quinta, Novembro 14, 2024
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Feliz Natal e um próspero 2017!

A Digitalis deseja a todos um feliz Natal e um excelente 2017. Que o Natal realize todos os sonhos e o Ano Novo seja cheio de saúde, paz e prosperidade!

SiGES 11.3.6: principais destaques!

As novidades da mais recente versão do SiGES

A versão 11.3.6, lançada em finais de novembro, apresenta um conjunto de novidades que aqui destacamos. Para uma leitura detalhada dos pedidos de manutenção corretiva e evolutiva desta versão, consulte o relatório de releases web e backoffice que disponibilizámos na área de clientes. De entre os cerca de 40 pedidos de manutenção evolutiva desta versão, destacamos os seguintes:

[SAS-IS] Importação dos resultados do SICABE

No módulo integrador SAS-IS, já era possível preencher os dados dos alunos bolseiros para os entregar na plataforma SICABE da DGES. Agora é também possível importar e tratar os resultados da atribuição das bolsas através da importação dos seguintes ficheiros:

  • Mapa Dados Candidatura;
  • Mapa das Candidaturas despachadas;
  • Mapa Dados Processamentos Efetuados.

 

Com um conjunto de configurações de backoffice que podem agora ser preparadas antes destas importações, fica simplificado ao máximo o trabalho que os utilizadores da secretaria académica têm que fazer no processamento das respostas do SICABE.

[CSE] Cópia de notas entre épocas de avaliação

Passou a ser possível configurar o reaproveitamento, ou herança, de notas entre épocas de avaliação. Esta configuração está disponível na manutenção de épocas de avaliação (opção "Herança"). A herança entre épocas ficará ativada, aquando da ativação da nova flag "época reaproveitável". Adicionalmente, também já é possível calcular médias ponderadas para qualquer época de avaliação, não só as finais, através da configuração que se pode efetuar selecionando a opção “Média”.

[BTT-IS e THOR-IS] Recriação da distribuição do serviço docente

No processo de importação dos dados provenientes das aplicações de construção dinâmica de horários BTT-EU e THOR, os utilizadores já podem optar por (re)criar a distribuição de serviço docente em função das horas indicadas nos ficheiros importados.

[CXA] Listagem à data de referência

Pretende extrair todos os itens em dívida à uma determinada data, digamos, por exemplo, 31 de dezembro do ano passado? A listagem “Listagem geral de itens” já o permite fazer, aplicando esta data de referência aos seguintes campos:

  • Identificador do estado da conta corrente;
  • Descrição do estado da conta corrente;
  • Aluno devedor; Item faturado;
  • Data do recebimento;
  • Código do tipo de pagamento;
  • Descrição do tipo de pagamento;
  • Item anulado; Item em dívida;
  • Data de prorrogação do item.

 

[netP@] Mecanismo centralizado de autenticação integrada

O portal académico netP@ passa a disponibilizar aos seus utilizadores um mecanismo de autenticação centralizado. Para além dos mecanismos próprios de autenticação, que recorrem a diretórios LDAP para o efeito, os mecanismos de autenticação integrada apresentados dependem da existência dos seguintes módulos SiGES:

  • SHIBBOLETH-IS;
  • CAS-IS;
  • SimpleSaml-IS.

 

Para além destes integradores, o portal académico suporta também o protocolo OAuth e pode ser configurado de forma a que os seus utilizadores se autentiquem via a sua conta de Gmail ou Facebook.

[CSS] Fusão das fichas de indivíduo com critérios à escolha do utilizador

Aquando da exportação dos candidatos para alunos, é agora possível configurar qual o critério a utilizar para que se considere que o aluno a criar, já existe representado num indivíduo existente na base de dados: por identificação e tipo de identificação, nome, sexo, data de nascimento, NIF, ou qualquer combinação destes dados, desde que esteja presente, obrigatoriamente, o documento de identificação ou o NIF.

Outros pedidos

[MAILnet] Permitir alterar o “no-reply” na construção da mailling list.
[DOCUMENTOSnet] Geração de comprovativo com o histórico de alterações ao requerimento ou à requisição.
[SiGES Integration Layer] Informação sobre a geração da ficha de unidade curricular na consulta do webservice da oferta formativa.
[netP@, ComQuest, CMEnet, GerEventos, MOBILIDADEnet e CSSnet] Autenticação centralizada gerida através de uma consola que suporta os vários mecanismos de autenticação.
[CSS] O processamento de exportação para o CSE deixa de abranger os candidatos já exportados no ano letivo em causa.

Dúvidas ou questões?

Contacte o nosso departamento de suporte e consultoria através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou do número +351.21.440.8995 para que o ajudemos em qualquer dúvida ou dificuldade que tenha. Para a solicitação de serviços de consultoria, desenvolvimento e formação, ou para saber mais pormenores sobre os diversos módulos SiGES, contacte o nosso departamento comercial através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número +351.21.440.8995.

netP@ 11.3.6 - Alteração Link Autenticação

Com a chegada da versão 11.3.6, a partir de hoje disponível para download no sítio da internet da Digitalis na área reservada para os nossos Clientes, o preenchimento do nome de utilizador e respetiva senha de acesso foi modificado. Na versão 11.3.6, os alunos e docentes passarão a ver uma chamada de atenção à nova área de login:

Após a selecção deste link, será apresentado ao utilizador uma janela onde poderá colocar o seu username e password e efetuar o login no portal. Aqui será também apresentada, mediante configuração, a possibilidade de efetuar a autenticação em sistemas remotos – isto só para Clientes com sistemas de autenticação centralizada tais como o CAS, Shibboleth, SimpleSAMLphp, ou com autenticação em plataformas tais como o Facebook ou Google.

Remover a mensagem e/ou alterar o texto da mesma

No caso de pretender que o aviso anterior deixe de ser apresentado ao utilizador, deverá efetuar os seguintes passos:

1) Aceder, enquanto administrador do portal, ao serviço “Configuração de Serviços”

 

2) Colocar a “false” a opção “Mostrar Alerta Nova Autenticação”, em “Netpa > Config > General”

 

No caso de pretender alterar o texto:

3) Aceder ao serviço “Gestão de Mensagens” enquanto administrador do portal netP@

 

4) Escolher a opção “Netpa Pagina Entrada” no menu “netPA” e alterar a mensagem “alertanovaautenticacao”

 

Dúvidas ou questões?

Contacte o nosso departamento de suporte e consultoria através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou do número +351.21.440.8995 para que o ajudemos em qualquer dúvida ou dificuldade que tenha sobre a versão 11.3.6. Para a solicitação de apoio na preparação das inscrições ou para qualquer outra tarefa de formação ou consultoria que pretenda agendar, contacte o nosso departamento comercial através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número +351.21.440.8995.

SiGES 11.3.5 - A versão das Inscrições

A versão 11.3.5 traz um conjunto de novidades relativamente ao processo de inscrições. A mais relevante diz respeito à integração entre o SiGES e o Modelo 43 da Caixa Geral de Depósitos, que para este ano teve alterações relativamente aos níveis de segurança sobre os dados transportados e as configurações e mapeamentos disponíveis entre ambas as plataformassões:

Modelo 43

Relativamente ao Modelo 43, existem três tarefas a executar no âmbito da preparação das inscrições para o ano letivo de 2016/17 e que explicamos de seguida.

1ª tarefa: confirmar o endereço de produção dos webservices da CGD

O novo endereço de produção disponibilizado pela CGD será atualizado aquando da instalação da versão 11.3.5, sendo este o seguinte:

https://cliacneu.cgd.pt/IESWebService/IESService.svc

Confirme que o endereço está corretamente atualizado executando os seguintes passos:

  • Efetuar login com um utilizador de administração do portal académico;
  • Aceder ao serviço “Configuração de Serviços”;
  • Fazer scroll down até ao nó de configuração “Netpa” e selecionar “CGD-IS”;
  • Na configuração selecionada, atualizar o endereço da chave “Production Mode URL”, não esquecendo de validar se o “Active” e o “Production Mode” estão com o valor true:

    versao11 3 5.01

2ª tarefa: adicionar à keystore o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5"

O ambiente de produção dos webservices da Caixa Geral de Depósitos exige um novo nível de segurança no que aos certificados SSL diz respeito. Para suportar este novo nível de segurança, devem ser executadas as seguintes tarefas de infraestrutura em cada um dos servidores aplicacionais JBoss nos ambientes de produção (obrigatório) e qualidade (recomendado):

  • Verificar que o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5" não existe na Java CA certificate (cacerts) store da versão Java que o JBoss está a utilizar;
  • Caso não exista, adicionar à keystore o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5".

 

Como obter o certificado:
https://knowledge.symantec.com/support/mpki-for-ssl-support/index?page=content&actp=CROSSLINK&id=SO5624

Como validar e adicionar certificados à keystore:
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/technotes/tools/solaris/keytool.html

3ª tarefa: reconfigurar os mapeamentos e os dados de cliente

Esta nova versão também já reflete os novos mapeamentos disponibilizados, assim como as novas formas de identificar o aluno enquanto membro aderente. Deverá, obrigatoriamente, passar pelas configurações e garantir que os mapeamentos e restantes opções estão devidamente selecionadas. Para tal, aceda ao portal académico netP@ com um utilizador de administração e selecione o serviço “Integrador CGD-IS”.

  • Tabulador “Dados de cliente”

    versao11 3 5.02

    • Na opção IES coloque a Instituição de Ensino Superior default da instalação SiGES. Esta configuração é sobreposta pelos mapeamentos das Unidades Orgânicas no tabulador “Mapeamentos”, sendo esta apenas uma configuração default da instalação;
    • Selecionar “Alunos” na “Categoria de membro”;
    • Na “Identificação Membro” temos três opções de utilização do código que vai identificar o aluno junto da CGD:
      • Através do código de identificação bancária, que é um novo código SiGES criado exclusivamente para este efeito;
      • Identificação do indivíduo, i.e. o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte do aluno;
      • Código de aluno, i.e. o código de aluno do SiGES (nota: selecionar esta opção apenas no caso de o SiGES estar configurado para não repetir o mesmo código de aluno em cursos diferentes).
    • Surge novamente aqui o “Modo Produção” e o “Ativo”, que, caso tenha sido executada a configuração anterior, deverão estar selecionados;
    • Por fim, a opção “Enviar indicação para realizar a emissão do cartão”, que é autoexplicativa.
  • Tabulador “Mapeamentos”
    • Nesta zona de configuração, aparecerão os seguintes dados para mapear:
      • Estados civis;
      • Tipos de identificação;
      • Graus de ensino;
      • Instituições;
    • O mapeamento das instituições, tal como foi dito anteriormente, sobrepõe a definição da IES no tabulador anterior. Ou seja, todos os alunos pertencentes as escolas que, na opção “Instituições”, não tenham mapeamento, terão os seus dados entregues à CGD enquanto alunos da IES indicada no tabulador “Dados de cliente”;
    • Nota: as Instituições com mais do que uma Unidade Orgânica, deverão ter em conta se pretendem emitir os cartões dos seus alunos em nome da IES principal ou, em alternativa, em nome de cada uma das suas unidades. Por favor, reveja o protocolo que tem acordado com a CGD para decidir em concordância.

As novidades da 11.3.5

São inúmeras as novidades da versão 11.3.5 que, só de melhorias e novas funcionalidades, tem mais de 70 pedidos desenvolvidos. Para uma leitura detalhada dos pedidos de manutenção corretiva e evolutiva da versão 11.3.5, consulte o relatório de releases web e backoffice que disponibilizamos na zona de clientes do nosso site em http://ensino.digitalis.pt Aqui fica um apanhado bastante resumido do que poderá encontrar nesta versão:

  • No portal de candidaturas CSSnet e no portal académico netP@, passa a ser possível que:
    • Os candidatos indiquem a entidade externa que efetuará a comparticipação do pagamento de taxas e outros emolumentos das candidaturas;
    • Os alunos, quer durante as inscrições e matrículas ou à posteriori, no portal académico, indiquem as entidades que comparticipam o pagamento dos seus atos académicos;
    • Os funcionários administrativos façam a gestão e aprovação da associação de alunos e candidatos às entidades externas, mediante a entrega de documentação que comprove o compromisso por parte da entidade.
  • Criação de uma fase anterior à do período de inscrições onde os alunos, de forma online, fazem por eles próprios a sua preparação de inscrições. Deixa assim de ser necessário que sejam geradas, à priori, a taxa de inscrição, seguro escolar e as prestações das propinas de alunos que não chegam a efetuar a sua inscrição;
  • Cálculo automático de juros de mora e sugestão do valor a receber no wizard de liquidação na tesouraria académica;
  • Nas candidaturas, passa a ser possível associar os cursos aos seus respetivos centros de custos;
  • Novo atributo para o aluno, o número de apólice do seguro de saúde;
  • Dar visibilidade do número do indivíduo em listagens e écrans do SiGES, tanto de alunos como de docentes e funcionários;
  • Atualização dos grupos dinâmicos dos alunos aquando do login no portal académico, mediante configuração associada a cada um dos grupos, o que permite que seja validado de forma síncrona a inclusão dos alunos em grupos tais como os inquéritos de avaliação em falta, por exemplo, ou o grupo de alunos com as propinas em dia;
  • Publicação em lote de todas as fichas de unidade curricular dadas como válidas;
  • Carregamento do perfil mais recente do indivíduo, quer enquanto aluno como docente, aquando do login no portal académico ao invés do carregamento do perfil utilizado no último login;
  • Passa a ser possível, nas pautas, exportar alunos com os dados curriculares suspensos, ficando a pauta exportada, ao invés de finalizada. Desta forma, os docentes deixam de estar inibidos para fazer correções de notas, já que, estando estas pautas exportadas e não finalizadas, podem ser reabertas via pautas de correção.

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