Terça, Abril 16, 2024
Tamanho Texto
Notícias

Notícias Digitalis

CXA Adequado ás Novas Regras de Faturação 2013


Informamos que a Autoridade Tributária procedeu recentemente a alterações legislativas em matéria de facturação, através dos Decretos Lei 197 e 198/2012, que entram já em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013, e das quais destacamos as seguintes:

 

  1. Alargamento da obrigatoriedade de emissão de factura;
  2. Obrigatoriedade de comunicação de facturação à Autoridade Tributária;

 

O módulo CXA - Tesouraria Académica está a ser adequado aos novos procedimentos de facturação de 2013. Está a ser desenvolvido um novo processamento de geração de facturas em lote, para a dívida não facturada, que permite garantir, para além das funcionalidades existentes de emissão de facturas, tanto no SIGES como no netP@, que toda a dívida está correctamente facturada. Este processamento poderá ser executado em qualquer altura, e estará também integrado no processamento de geração do ficheiro SAF-T PT, cuja comunicação à AT passa a ser obrigatória, até ao dia 25 de cada mês, referente à facturação do mês anterior.

Será disponibilizada uma nova versão, na sua área de versões de produto brevemente. Está também a ser preparada documentação que informará como é que estes novos procedimentos podem ser colocados em prática.

Apesar da entrada em vigor no inicio de Janeiro, a colocação em prática destes novos procedimentos irá ocorrer apenas a partir de Fevereiro de 2013.

 

Ainda relativamente a matéria de facturação, recordamos que deverá antes do fim do ano de 2012:

  1. Criar novas séries de facturação para o ano civil de 2013, para todos os tipos de documentos, para que em 2013, os documentos de facturação sejam emitidos já nas novas séries de facturação;
  2. Parametrizar a taxa de juro anual, publicada pelo IGCP, referente ao ano de 2013, caso se aplique à sua instituição de ensino.

 

Juntos na excelência do Ensino Superior.

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS

Avança com integração da tesouraria académica com a contabilidade

A integração de sistemas de informação com os sistemas de gestão contabilística é um tema cada vez mais na ordem do dia para as Instituições de Ensino Superior nacionais. A Digitalis tem o prazer de informar que a integração entre o SiGES, Sistema Integrado de Gestão Académica, e o GIAF da Indra, é hoje uma realidade e em produção alargada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP.

Com a criação do módulo de integração CXA-IS, a Digitalis deu um passo decisivo na constituição de um módulo que trouxe à Instituição ganhos evidentes para uma gestão centralizada e consolidada da informação financeira de origem académica, com ganhos importantes em vertentes tais como a normalização na exposição de informação de tesouraria académica, ganhos de produtividade e de fiabilidade nos processos de integração, automatização de tarefas e a constituição de uma base integrada de informação financeira para apoio a decisões de gestão.

De realçar que a integração entre soluções depende sempre da qualidade da informação existente e da definição de regras de mapeamento e tratamento da mesma. Para tal, contribuiu a definição de procedimentos de tesouraria académica, com apoio da consultoria e formação da Digitalis no módulo CXA, e uma forte componente de trabalho em equipa, já que grande parte do sucesso se deveu à disponibilidade e empenho de todos os intervenientes deste processo - ISCSP, Digitalis e Indra.

Obrigado pelo voto de confiança!
Juntos na excelência do Ensino Superior.

CXA - Novo cálculo de juros de mora

De acordo com a Lei Geral Tributária, os juros de mora são calculados à taxa definida por lei para as dívidas ao Estado e/ou outras entidades públicas. O cálculo dos juros de mora foi alterado, tendo-se passado para aplicação de uma taxa de juros anual, apurada e publicitada pelo Instituto da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP, I.P.), através de aviso na 2.ª Série do Diário da República até ao dia 31 de Dezembro do ano anterior.

O módulo CXA – Tesouraria Académica, passa a disponibilizar um novo método de cálculo de juro. Na sua área de cliente encontra disponível a nova versão SIGES para descarregar, bem como um documento de procedimento – Configuração do novo método de cálculo de juro.

Faça download:

11.2.7 - Nova versão SiGES + netP@ + workshop

No decorrer do processo de matrículas e inscrições, a Digitalis desenvolveu novas versões SiGES dos seus módulos para ambientes Windows e Web. Com diversos melhoramentos e novas funcionalidades, o SiGES e o netP@, saíram reforçados e são cada vez mais ferramentas imprescindíveis na gestão, qualidade e melhoria da produtividade dos serviços académicos do ensino superior.

Para apresentar as novidades passaremos a disponibilizar para cada versão um workshop funcional. Estes workshops foram concebidos para pequenos grupos de participantes para que possam ser introduzidas as dúvidas específicas de cada utilizador, numa lógica de participação dinâmica e produtiva.

Em resumo, aqui seguem algumas dessas melhorias:

CSE

  • Novo processamento de atribuição de turmas;
  • Novas regras de inscrição em épocas de avaliação;
  • Parametrização de limite de inscrições a épocas de melhoria.

CXA

  • Nova parametrização de emolumentos por época de avaliação;
  • Novo ecrã de consulta de referências multibanco;
  • Melhoramentos no ecrã de informação de nota de reembolso.

SIA óptico

Nova parametrização nos seguintes pontos:

  • separação de parametrização por âmbito (inscrições/matrículas/reinscrições);
  • limitação de reinscrições;
  • modificação de parâmetros de pré-histórico;
  • controlo de disciplinas e turmas disponíveis para reinscrição.

Mais artigos...

Página 9 de 19

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>