Segunda, Agosto 26, 2019
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SiGES 11.3.5 - A versão das Inscrições

A versão 11.3.5 traz um conjunto de novidades relativamente ao processo de inscrições. A mais relevante diz respeito à integração entre o SiGES e o Modelo 43 da Caixa Geral de Depósitos, que para este ano teve alterações relativamente aos níveis de segurança sobre os dados transportados e as configurações e mapeamentos disponíveis entre ambas as plataformassões:

Modelo 43

Relativamente ao Modelo 43, existem três tarefas a executar no âmbito da preparação das inscrições para o ano letivo de 2016/17 e que explicamos de seguida.

1ª tarefa: confirmar o endereço de produção dos webservices da CGD

O novo endereço de produção disponibilizado pela CGD será atualizado aquando da instalação da versão 11.3.5, sendo este o seguinte:

https://cliacneu.cgd.pt/IESWebService/IESService.svc

Confirme que o endereço está corretamente atualizado executando os seguintes passos:

  • Efetuar login com um utilizador de administração do portal académico;
  • Aceder ao serviço “Configuração de Serviços”;
  • Fazer scroll down até ao nó de configuração “Netpa” e selecionar “CGD-IS”;
  • Na configuração selecionada, atualizar o endereço da chave “Production Mode URL”, não esquecendo de validar se o “Active” e o “Production Mode” estão com o valor true:

    versao11 3 5.01

2ª tarefa: adicionar à keystore o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5"

O ambiente de produção dos webservices da Caixa Geral de Depósitos exige um novo nível de segurança no que aos certificados SSL diz respeito. Para suportar este novo nível de segurança, devem ser executadas as seguintes tarefas de infraestrutura em cada um dos servidores aplicacionais JBoss nos ambientes de produção (obrigatório) e qualidade (recomendado):

  • Verificar que o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5" não existe na Java CA certificate (cacerts) store da versão Java que o JBoss está a utilizar;
  • Caso não exista, adicionar à keystore o certificado "VeriSign Class 3 Public Primary Certification Authority - G5".

 

Como obter o certificado:
https://knowledge.symantec.com/support/mpki-for-ssl-support/index?page=content&actp=CROSSLINK&id=SO5624

Como validar e adicionar certificados à keystore:
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/technotes/tools/solaris/keytool.html

3ª tarefa: reconfigurar os mapeamentos e os dados de cliente

Esta nova versão também já reflete os novos mapeamentos disponibilizados, assim como as novas formas de identificar o aluno enquanto membro aderente. Deverá, obrigatoriamente, passar pelas configurações e garantir que os mapeamentos e restantes opções estão devidamente selecionadas. Para tal, aceda ao portal académico netP@ com um utilizador de administração e selecione o serviço “Integrador CGD-IS”.

  • Tabulador “Dados de cliente”

    versao11 3 5.02

    • Na opção IES coloque a Instituição de Ensino Superior default da instalação SiGES. Esta configuração é sobreposta pelos mapeamentos das Unidades Orgânicas no tabulador “Mapeamentos”, sendo esta apenas uma configuração default da instalação;
    • Selecionar “Alunos” na “Categoria de membro”;
    • Na “Identificação Membro” temos três opções de utilização do código que vai identificar o aluno junto da CGD:
      • Através do código de identificação bancária, que é um novo código SiGES criado exclusivamente para este efeito;
      • Identificação do indivíduo, i.e. o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte do aluno;
      • Código de aluno, i.e. o código de aluno do SiGES (nota: selecionar esta opção apenas no caso de o SiGES estar configurado para não repetir o mesmo código de aluno em cursos diferentes).
    • Surge novamente aqui o “Modo Produção” e o “Ativo”, que, caso tenha sido executada a configuração anterior, deverão estar selecionados;
    • Por fim, a opção “Enviar indicação para realizar a emissão do cartão”, que é autoexplicativa.
  • Tabulador “Mapeamentos”
    • Nesta zona de configuração, aparecerão os seguintes dados para mapear:
      • Estados civis;
      • Tipos de identificação;
      • Graus de ensino;
      • Instituições;
    • O mapeamento das instituições, tal como foi dito anteriormente, sobrepõe a definição da IES no tabulador anterior. Ou seja, todos os alunos pertencentes as escolas que, na opção “Instituições”, não tenham mapeamento, terão os seus dados entregues à CGD enquanto alunos da IES indicada no tabulador “Dados de cliente”;
    • Nota: as Instituições com mais do que uma Unidade Orgânica, deverão ter em conta se pretendem emitir os cartões dos seus alunos em nome da IES principal ou, em alternativa, em nome de cada uma das suas unidades. Por favor, reveja o protocolo que tem acordado com a CGD para decidir em concordância.

As novidades da 11.3.5

São inúmeras as novidades da versão 11.3.5 que, só de melhorias e novas funcionalidades, tem mais de 70 pedidos desenvolvidos. Para uma leitura detalhada dos pedidos de manutenção corretiva e evolutiva da versão 11.3.5, consulte o relatório de releases web e backoffice que disponibilizamos na zona de clientes do nosso site em http://ensino.digitalis.pt Aqui fica um apanhado bastante resumido do que poderá encontrar nesta versão:

  • No portal de candidaturas CSSnet e no portal académico netP@, passa a ser possível que:
    • Os candidatos indiquem a entidade externa que efetuará a comparticipação do pagamento de taxas e outros emolumentos das candidaturas;
    • Os alunos, quer durante as inscrições e matrículas ou à posteriori, no portal académico, indiquem as entidades que comparticipam o pagamento dos seus atos académicos;
    • Os funcionários administrativos façam a gestão e aprovação da associação de alunos e candidatos às entidades externas, mediante a entrega de documentação que comprove o compromisso por parte da entidade.
  • Criação de uma fase anterior à do período de inscrições onde os alunos, de forma online, fazem por eles próprios a sua preparação de inscrições. Deixa assim de ser necessário que sejam geradas, à priori, a taxa de inscrição, seguro escolar e as prestações das propinas de alunos que não chegam a efetuar a sua inscrição;
  • Cálculo automático de juros de mora e sugestão do valor a receber no wizard de liquidação na tesouraria académica;
  • Nas candidaturas, passa a ser possível associar os cursos aos seus respetivos centros de custos;
  • Novo atributo para o aluno, o número de apólice do seguro de saúde;
  • Dar visibilidade do número do indivíduo em listagens e écrans do SiGES, tanto de alunos como de docentes e funcionários;
  • Atualização dos grupos dinâmicos dos alunos aquando do login no portal académico, mediante configuração associada a cada um dos grupos, o que permite que seja validado de forma síncrona a inclusão dos alunos em grupos tais como os inquéritos de avaliação em falta, por exemplo, ou o grupo de alunos com as propinas em dia;
  • Publicação em lote de todas as fichas de unidade curricular dadas como válidas;
  • Carregamento do perfil mais recente do indivíduo, quer enquanto aluno como docente, aquando do login no portal académico ao invés do carregamento do perfil utilizado no último login;
  • Passa a ser possível, nas pautas, exportar alunos com os dados curriculares suspensos, ficando a pauta exportada, ao invés de finalizada. Desta forma, os docentes deixam de estar inibidos para fazer correções de notas, já que, estando estas pautas exportadas e não finalizadas, podem ser reabertas via pautas de correção.

Dúvidas ou questões?

Contacte o nosso departamento de suporte e consultoria através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou do número +351.21.440.8995 para que o ajudemos em qualquer dúvida ou dificuldade que tenha sobre a versão 11.3.5. Para a solicitação de apoio na preparação das inscrições ou para qualquer outra tarefa de formação ou consultoria que pretenda agendar, contacte o nosso departamento comercial através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número +351.21.440.8995.

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A versão 11.3.3 chegou!

Já está disponível para download, na nossa área de clientes, a versão 11.3.3 do SiGES. Caso pretenda efetuar esta atualização, deverá planear a instalação das seguintes versões:

  • SIGES 11.3.3-3 (módulos backoffice)
  • SIGESnet 11.3.3-1 (portal académico netP@)

 

NAs versões anteriores do GerEventos, SigesBroker e CSSnet não são compatíveis com o SiGES 11.3.3, pelo que a sua atualização é também obrigatória. Deverá, por isso, atualizar também as seguintes versões:

  • CSSnet 11.3.3-1 (portal de candidaturas)
  • SigesBroker 11.3.3-1 (broker de serviços)
  • GerEventos 1.0.6-4 (gestão de eventos)

 

Em Destaque

Aqui ficam algumas notas que resolvemos destacar sobre esta versão. Para uma consulta mais detalhada poderá consultar os relatórios de releases na área de suporte - downloads.

Criação de pautas parciais pelos docentes
A partir desta versão passa a ser possível configurar o LNDnet para que os docentes possam criar, de forma autónoma, as suas pautas parciais, ficando a cargo dos serviços académicos a criação das pautas das épocas finais.
Para ativar este comportamento:

  • Indique, no LNS, que os docentes podem criar as suas próprias pautas;
  • Aceda ao serviço “Configuração de Serviços” do portal académico e em “LNDNet > Config > General” e coloque o parâmetro DocentesPodemCriarEpocasFinais a “false”.

 

Alterações à integração com o Modelo 43 da CGD
A integração entre o SiGES e o Modelo 43 da Caixa Geral de Depósitos sofreu alterações técnicas no que diz respeito aos identificadores dos alunos. A lista e os códigos das Instituições de Ensino Superior da CGD foram também atualizados. Para evitar conflitos de identificadores ou erros nos códigos mapeados, a instalação da versão 11.3.3 invalida a configuração anterior.

Deverá, portanto, efetuar uma nova configuração deste integrador antes das inscrições para 2016/17, bastando para isso que aceda, no portal académico netP@, ao serviço “Integrador CGD-IS” e efetue as respetivas configurações.

Nova versão do módulo SMDnet
O módulo SMDnet tem uma nova versão, fruto de um upgrade tencológico e funcional na sua estrutura.
Caso queira ativar a nova versão dos sumários na versão 11.3.3, aceda ao serviço “Configuração de Serviços” do portal académico netP@ e coloque a “false” o valor da configuração “CSH > Sumários > LegacyMode”. Se nada fizer, a versão anterior continuará ativa.
Esta nova versão passará a ser a versão default dos sumários a partir da próxima release - 11.3.4. Enviaremos mais informações sobre a nova versão dos sumários e as suas funcionalidades em breve.

Múltiplos descontos num mesmo item
Relativamente à tesouraria e ao módulo CXA, passa a ser possível aplicar múltiplos descontos a um mesmo item de conta corrente, podendo estes descontos ser consultados num histórico próprio para o efeito.

Dúvidas?

Tem dúvidas ou necessita de apoio? Não hesite em nos colocar as suas questões através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou para o número +351 21 440 8995.

Novo Módulo da Digitalis

BOXnet

A Digitalis desenvolveu o módulo BOXnet a pensar, uma vez mais, na desmaterialização de processos, passando os utilizadores SiGES a ter uma área nova no portal académico netP@ onde passam a poder consultar confortavelmente toda a documentação eletrónica que é gerada pelos vários serviços do netP@ e do SiGES. Podem também, da mesma forma, aceder a todo o histórico de mensagens e notificações que lhe foram geradas pelo sistema de informação.

No BOXnet o aluno terá acesso a documentos como os comprovativos de inscrição, de matrícula e de inscrição a exame, documentação solicitada através do DOCUMENTOSnet, declarações e certidões emitidas pelo backoffice, declarações de IRS assim como outros documentos de faturação gerados pelo FATURASnet, mensagens e alertas enviados via MAILnet e ALERTASnet, entre outros.

O BOXnet permite não só a consulta, mas também o carregamento de documentos vários que sejam requisitados ao utilizador.

Vale a pena conhecer este novo módulo, que vai enriquecer o portal académico netP@ e vai facilitar a consulta e gestão documental dos nossos utilizadores.

Caso tenha dúvidas ou questões a colocar, não hesite em nos contatar através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Ficha Produto BOXnet

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