Segunda, Setembro 23, 2019
Tamanho Texto
Notícias

Notícias Digitalis

IMPORTANTE Certificação de Software de Facturação

Volta a ser possível anular documentos de facturação

Como é do conhecimento de todos vós, o módulo CXA - Tesouraria Académica, desde a versão inicial 11 do SIGES deixou de permitir a anulação de documentos de facturação, cumprindo assim as exigências do procedimento de certificação de software de facturação, disposto pela portaria 363/2010, nomeadamente aquelas que foram verificadas em testes de conformidade presencial na DSPCIT - Direcção de Serviços de Planeamento e Coordenação da Inspecção Tributária.

Com a maturidade deste processo de certificação de software de facturação, a Digitalis identificou algumas desigualdades funcionais, nomeadamente na permissão de anulação de documentos Factura ou equivalentes, que resulta numa ausência funcional negativa da aplicação CXA em comparação com outras aplicações disponíveis no mercado.

Contactada pela Digitalis a DSCPCIT reconhece que em sede de testes de conformidade no decorrer do processo de certificação de software se registou dualidade de critério no que se refere ao tema da anulação de documentos, que resultaram em aplicativos menos permissivos que outros.

A recente documentação disponibilizada pelos organismos oficiais expõe sem dúvidas que a anulação de documentos é aceite e permitida, como pode ser observado na questão 24 do documento FAQs PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE, Portaria nº 363/2010, de 23 de Junho, ou ainda no campo 4.1.1.2 - Estado do documento, da portaria nº 1192/2009 que regulamenta a exportação do ficheiro SAF-T PT.

Na próxima versão 11.1.0 do SiGES voltará a ser possível a anulação de documentos de facturação. A Digitalis não se limitou a disponibilizar a anulação existente na versão 8.2.x, mas também a melhorou e existem novas regras que têm de ser cumpridas:
 
1. O utilizador deve ter privilégio de anulação do documento;
2. O documento a anular deverá ter todos os documentos associados no estado de "anulado";
3. O documento ou associados não poderão ter sido exportados pelo ficheiro SAF-T PT;

A Digitalis alerta os utilizadores do módulo CXA, que a anulação de documentos é uma operação de excepção e que não deve ser utilizada como única forma de ultrapassar entraves operacionais relacionados com a facturação. A anulação de documentos deve ser restrita, regrada, e a sua execução pela tesouraria académica deve ser do conhecimento da área financeira da instituição, que em conjunto deverão definir procedimentos internos que especifique quando deve e não deve ser utilizada a funcionalidade de anulação de documento, ou a emissão de nota de crédito.


A Digitalis sabe, informa, faz acontecer! Juntos na excelência da gestão do ensino superior.

Integração de recibos manuais

O registo informático de documentos de facturação emitidos em sistema externo ou por via manual requer o cumprimento de requisitos, que compõem os esclarecimentos da DSPCIT - Direcção de Serviços de Planeamento e Coordenação da Inspecção Tributária, e podem ser observados no documento FAQs PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE, Portaria nº 363/2010, de 23 de Junho, questão 27, na qual se identificam as seguintes regras:

1. Têm de ter uma série independente tipificada para o efeito;
2. Não podem ser assinados no sistema que os integra, devendo ser tratados como cópias de documento original e armazenados sem qualquer assinatura;
3. Devem ser exportados da mesma forma para o SAFT, apesar de não terem assinatura do sistema integrador;
4. As facturas não assinadas pelo sistema integrador devem ser impressas com a indicação "Cópia do documento original";

Para cumprir os requisitos acima identificados, a administração do módulo CXA - Tesouraria Académica deverá criar uma nova série de documentos para o tipo "Cópia de Original", que deve ser utilizada sempre que seja integrado no módulo CXA um documento emitido por sistema externo ou manual e que tenha sido entregue ao cliente final.

Um documento emitido por via manual não pode ser registado como original no módulo CXA.

Novo add-on para Ficha de Unidade Curricular!

Actualmente as instituições debatem-se com a necessidade de manter a informação publicada online actualizada, respeitando as definições de imagética e de apresentação institucionais, mantendo a facilidade de utilização num circuito de aprovação consistente e seguro e sem que sejam necessários conhecimentos técnicos especializados para a manipulação e publicação destas informações. A Ficha de Unidade Curricular (FUC) responde a todos estes requisitos, num ambiente familiar para o utilizador, já que está totalmente integrada no netPA (Secretaria Virtual).

A autonomia por parte dos docentes na construção da ficha é totalmente self-service. No entanto, a aplicação oferece a possibilidade de parametrizar os conteúdos que a ficha deve ter, o seu aspecto gráfico e até quem tem privilégios para criar e editar. Tudo isto num ambiente integrado SiGES e netPA.

Principais Funcionalidades
Conteúdo que pode ser mantido na FUC:

- Identificação da Ficha de Unidade Curricular;
- Detalhes da Unidade Curricular;
- Carga Horária;
- Docentes;
- Atendimento;
- Apresentação da Unidade Curricular;
- Competências a adquirir;
- Conteúdos programáticos;
- Planificação das aulas;
- Bibliografia;
- Métodos de avaliação;
- Métodos de ensino;
- Outras (ad-hoc)
.

Principais Características e Benefícios:

- Possibilidade da Instituição controlar o conteúdo e o aspecto das suas Fichas de Unidade Curricular;
- Publicação facilitada da informação de forma integrada nos serviços do netPA;
- Integração com SiGES para facilitar a actualização da informação;
- Possibilidade de exportação para outros meios de publicação;
- Armazenamento da informação em repositório dedicado, para maior segurança;
- Possibilidade de introdução directa de conteúdo html rico.


Ciclo de Vida das Entidades

A Ficha de Unidade Curricular torna-se uma componente complementar da Entidade Disciplina que passa a ter uma dimensão de conteúdos personalizáveis que enriquecem a informação disponível sobre a disciplina que pode ser publicada para todos os perfis de utilização na instituição, incluindo o público.

Entre em contacto com a DIGITALIS, para conhecer mais detalhes sobre este novo ad-on e os serviços de disponibilização e integração no SIGES 11.

 

Fusão da Ficha do Indivíduo unifica informação no SIGES

A nova versão 11 do SiGES tem como uma das suas principais novas funcionalidades a "Ficha do Indivíduo". Esta alteração, transversal a todo o sistema, vem possibilitar a utilização centralizada dos dados individuais dos vários perfis já existentes, como Alunos, Docentes, Candidatos, etc.

No intuito de não alterar os procedimentos já em curso nas instituições, o processo de atualização para o SiGES 11, irá criar uma Ficha de Indivíduo para cada perfil existente.

Significa isto, que os dados das pessoas atualmente redundantes, serão mapeados para as novas fichas de indivíduos centralizadoras desta informação. Por exemplo, no perfil de aluno, será criada uma ficha para cada um dos vários cursos em que o mesmo esteja associado.


Esta nova forma processual irá trazer um conjunto de vantagens como por exemplo:

  • Acesso através de uma conta única ao portal netPA, mudando de perfil, sem nova autenticação;
  • Vista unificada de conta corrente no CXA para todos os perfis;
  • Pesquisa unificada transversal aos vários perfis.

Esta será uma melhoria de processos e gestão de informação será visível de forma gradual ao longo dos anos, sendo necessárias mudanças de processos para melhor tirar proveito da solução.

Entre em contacto connosco, para conhecer mais detalhes sobre os Serviços de  "Fusão da Ficha do Indivíduo" integrados no SIGES 11.

 

Compatibilidade com novas versões de Browsers e HTML5

Vivemos um momento de significativa evolução tecnológica no que respeita a conteúdos dinâmicos em páginas web. A linguagem de desenvolvimento HTML que serve de base a todas as aplicações e sítios na internet, teve uma evolução revolucionária com o lançamento da sua nova versão HTML 5*.

Para dar suporte a esta nova tecnologia os principais fabricantes lançaram versões completamente novas dos seus browsers, introduzindo inúmeras melhorias no processo. Este tipo de evoluções causa sempre problemas de compatibilidade na convivência das especificações anteriores (HTML4) com as novas (HTML5), pelo que são necessários esforços de compatibilização das aplicações Web para que funcionem em todos os ambientes.

Sensível a esta problemática, e no intuito de possibilitar a utilização destas tecnologias mais recentes sem limitações por parte da grande comunidade de utilizadores das aplicações Digitalis, foi feito um esforço de compatibilização e certificação dos nossos produtos com as mais recentes versões dos principais browsers:

FIREFOX 4, SAFARI 5, INTERNET EXPLORER 9 e CHROME 11.


Após este trabalho a Digitalis lançará no decorrer desta semana, um conjunto de novas versões dos seus vários produtos web-based já certificados para estes novos Browsers, que após um teste final de qualidade serão lançados para todos os nossos clientes.

* Saiba mais sobre as novidades do HTML 5 em: http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5. Esta é uma atualização sobre a última versão que data de 1997.

Mais artigos...

Página 12 de 18

<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 Seguinte > Final >>