Segunda, Agosto 26, 2019
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DPG-IS - Novo módulo integrador

Com este novo módulo integrador, passa a ser disponibilizado aos alunos no portal académico netP@, aos candidatos no portal de candidaturas CSSnet e a quem inscreva a eventos através da plataforma GerEventos, novos métodos de pagamento através da gateway Digital Payments Gateway da SIBS.

Referências multibanco em tempo real

Automatização do método de pagamento mais utilizado

Depois do ficheiro cliente e do check digit, chegou agora a vez das referências multibanco em tempo real. Após o pagamento da referência, é feita a notificação do mesmo ao SiGES, dispensando-se a partir de agora a importação do ficheiro MEPS.
Apresenta-se de seguida um exemplo de pagamento via referência multibanco com notificação em tempo real. Neste exemplo, um candidato efetua o pagamento dos emolumentos referentes ao seu processo de candidatura efetuado no CSSnet.

refmultibanco

MB Way

Um método de pagamento em ascenção

Integração com a aplicação móvel MB WAY, onde os utilizadores podem confirmar os seus pagamentos, pagamentos estes que serão comunicados em tempo real ao SiGES.
Um outro exemplo, de um pagamento efetuado no portal académico, feito por um aluno, com recurso ao MB WAY.

mbway

Cartões de crédito VISA e Mastercard

Um método de pagamento global

Através dos cartões de crédito VISA e Mastercard, os utilizadores poderão, também com comunicação ao SiGES em tempo real, efetuar os seus pagamentos.
Por fim, uma inscrição a um evento, sendo o pagamento efetuado com um cartão de crédito VISA ou Mastercard.

visa

 

Dúvidas ou questões?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que nos queira colocar, por favor, entre em contacto com a nossa equipa de suporte a clientes via Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número (+351) 214 408 990.

SiGES v.11.6.1 - Últimas Novidades

Com a entrada em produção da versão 11.6.1 do SiGES, os nossos Clientes passarão a ter à sua disposição um conjunto muito vasto de funcionalidade e serviços que apostam na qualidade dos serviços e portais a disponibilizar à sua comunidade docente e discente, serviços académicos e restantes gabinetes e órgãos de gestão.
Aqui fica a lista das principais novidades da versão 11.6.1, cujos detalhes poderá sempre consultar no respetivo relatório de releases que se encontra disponível na respetiva área de suporte para download.

Web – Portal netP@ e portal de candidaturas CSSnet

Configuração das instituições de cada portal

Num cenário onde existem múltiplas instituições na mesma instalação SiGES, e onde o Cliente pretenda ter um netP@ para cada uma das instituições, com imagética própria e endereços diferenciados, passa a ser possível configurar o portal netP@ e CSSnet para permitir a autenticação e registo de alunos e candidatos da instituição configurada.
É possível, também, indicar mais do que uma instituição por portal.

Web – Pagamentos online do CXAnet

Novo mecanismo de criação de referências MB online e pagamento em tempo real

Para além da gateway If Then Pay, agora passa a ser suportada também a gateway de pagamentos da SIBS, a SIBS Online Payment Platform, para a geração de referências multibanco por parte dos alunos e candidatos, com notificação ao SiGES do seu pagamento em tempo real, dispensando a importação do ficheiro MEPS.

Web – Relatórios FUC, RUC, RAC e RC

Atualização das fichas de unidade curriculares quando estas estão publicadas

Foi adicionada uma nova ação "Atualizar conteúdo dinâmico", que pode ser atribuída aos utilizadores que fazem a gestão da Ficha de Unidade Curricular (FUC), Relatório de Unidade Curricular (RUC), Relatório de Avaliação de Curso (RAC) e Relatório Científico (RC).
Esta ação permite que o utilizador possa regerar/atualizar os relatórios que estejam no estado "Publicado" e que tenham final PDF gerado sem que estes tenham que passar novamente pelo processo de edição, validação e publicação. O estado do documento nunca é alterado e mantém-se sempre publicado.

Web – Geral

Browser Safari oficialmente suportado pelas aplicações web

Os browsers suportados são, agora, o Google Chrome, Safari, Microsoft Edge, Firefox 5+, Internet Explorer 11 e Opera 15+.

Web – Geral

Configurações do servidor aplicacional (i.e. “prefs”) gravados em base de dados

As configurações são agora guardadas em base de dados e não em ficheiros de texto (Linux) ou registry (Windows).
Cada servidor e respetiva aplicação pode possibilidade de ter as suas configurações isoladas ou partilhar, com outros servidores, as configurações que sejam comuns.
No primeiro arranque da nova versão, as aplicações web farão a migração das configurações em ficheiros/registry para a base de dados de forma automática.
Atualização de réplicas - nota importante
Os parametros "prefs" definidos em file system (unix) ou registry (windows) passam agora a ser lidos da base de dados. Se for feita uma atualização da base de dados de réplica por via da cópia da base de dados de produção, torna-se necessário editar o ficheiro dif2.properties do ambiente de réplica e colocá-lo com o seguinte conteúdo:

  • loglevel=error
  • developerMode=false
  • moduleparser=fast
  • defaultlanguage=en
  • defaultlanguage=en
  • messagelocation=messages_folder

 No fim, deve ser efetuado um restart ao serviço de réplica.

Web – Geral

Serviços de monitorização dos portais

Passou a existir uma nova opção na administração dos portais web para utilizadores administradores, denominada por “Servidores”. Aqui será possível verificar a lista de todos os servidores que partilham a mesma base de dados da DIF.
Pode-se neste serviço consultar:

  • O nome, IP, porto e outras informações do servidor;
  • O histórico de restarts de cada um e o estado atual (i.e. se está ativo);
  • O histórico de mensagens trocadas entre os servidores, nomeadamente:
  • Refresh de mensagens: Novo link na gestão de mensagens/templates que faz o refresh das mensagens do servidor atual e propaga as alterações pelos restantes servidores
  • Refresh de configurações: Idêntico ao item anterior, mas relativo a configurações

 Existe ainda um link de monitorizar os servidores. Este mostra os vários servidores ativos com gráficos de cada um mostrando a sua carga em tempo real, com refresh automático.

Web – CSDnet

Gestão de acessos deixa de ser feita através de grupos

No serviço "Gestão de Acessos a Aplicações para Docentes", foi adicionada uma nova área "CSD (Elaboração DSD)".
Nessa área foram criadas as seguintes ações para conjuntos:

  • Criar
  • Concluir
  • Aprovar
  • Homolgar
  • Abrir Versão
  • Copiar Versão
  • Eliminar
  • Cancelar

 E foram criadas as seguintes ações para pedidos de alteração de USD:

  • Criar
  • Alterar Dados
  • Alterar Docente
  • Eliminar

Web – CSDnet

Alterações à organização dos serviços

Os serviços do histórico de lecionação dos docentes, controlo de horas contratadas, acesso aos cargos de gestão por parte do docente, assim como outros da componente relacionada com a gestão da informação dos docentes no portal académico, foram melhorados e reorganizados.

Web – Integrador com inquéritos de avaliação (ComQuest ou outro)

Ativar a integração por perfil

Passou a ser possível indicar na configuração do portal académico netP@, se as notificações resultantes da integração com o ComQuest ou com outras plataformas de inquéritos de avaliação, estão ativas apenas para alunos, docentes ou para ambos.

Webservices – CSE-IL

Registo de unidades curriculares externas/creditações

O CSE passou a poder registar o registo das UCs externas realizadas em cada ano letivo pelos alunos por via de submissão desta informação via webservice.

Backoffice – CSE

Registo de unidades curriculares externas

Passar a ser possível o registo de unidades curriculares (UC) realizadas fora da instituição que deram origem a uma creditação (inscrição) na instituição atual.
Informação possível de registar:

  • Código externo da UC
  • Descrição da UC
  • ECTS
  • Ano curricular
  • Data da avaliação
  • Nota
  • Nota qualitativa
  • Nota EECC
  • Instituição onde foi obtida a aprovação

 Cada UC externa pode ser associada a uma ou mais inscrições do aluno.

Backoffice – Geral

Possibilitar configurar logótipos por instituição

Foi adicionada a possibilidade de definir os logótipos de cabeçalho e rodapé das listagens por instituição (definição feita na manutenção da própria tabela).
Se o utilizador apenas tiver uma instituição, serão utilizados os logótipos definidos para a mesma.
Se o utilizador tiver mais que uma instituição ou a instituição associada ao utilizador não tiver logótipos definidos, serão utilizados os logótipos configurados no separador "Gerais do SIGES" dos parâmetros.

Dúvidas ou questões?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que nos queira colocar, por favor, entre em contacto com a nossa equipa de suporte a clientes via Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número (+351) 214 408 995.

SiGES v.11.5.0 - A versão RGPD

Nova versão, novas funcionalidades

De entre as novas funcionalidades da versão 11.5.0 do SiGES, destaca-se o serviço de gestão de consentimentos, onde a Instituição pode criar consentimentos para determinados grupos de utilizadores - candidatos, alunos em leccionamento, antigos alunos, docentes, entre outros.
Após a instalação da nova versão, existem alguns consentimentos que ficam ativos por defeito:

  • "Alunos em leccionamento" (netP@) e "Candidatos" (CSSnet):
    [Ativo por defeito e marcado como obrigatório] "Autorizo a recolha dos meus dados pessoais por forma a que seja possível à Instituição de Ensino fornecer dados aos inquéritos estatísticos nacionais"

 

  • "Candidatos" (CSSnet):
    [Inativo por defeito] "Autorizo a comunicação do meu número de inscrição no ENEM e do meu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ao INEP"

 

  • "Alunos em leccionamento" e "Alumni" (netP@):
    [Ativo por defeito] "Autorizo a consulta dos meus contactos pessoais pelos funcionários administrativos e pelos meus docentes"

 

  • "Docentes" (netP@):
    [Ativo por defeito] "Autorizo a consulta dos meus contactos pessoais pelos funcionários administrativos"

 

Caso não sejam estes os consentimentos que pretende disponibilizar, ou caso pretenda criar consentimentos adicionais, poderá sempre aceder, enquanto administrador de cada um dos portais, ao serviço "Gestão de Consentimentos" e definir os consentimentos pretendidos:

  1. Editar ou eliminar o consentimento (só poderá eliminar caso não haja ainda autorizações dadas pelos alunos, docentes ou candidatos, conforme o caso);
  2. Grupo de utilizadores (grupo dinâmico de LDAP) ao qual será aplicado o consentimento);
  3. Ativação do consentimento para produção; Autorizações e revisões aos consentimentos dados.

 

Ativação dos logs, via web, de acesso a páginas e alterações de dados

Por defeito, estas duas novas funcionalidades não ficam ativas com a instalação desta versão. Para que fiquem, o administrador deverá aceder aos portais académico e de candidaturas e, em cada um deles, aceder ao serviço "Configurar Serviços". Neste serviço, os logs ativam-se nos seguintes nós de condiguração:

  • "DIF2 > Logging > Audit Database": colocar a "true"
  • "DIF2 > Performance Logger > Audit Requests": também colocar a "true"

 

Cuidados a ter na instalação dos portais

Os portais foram alvo de um upgrade tecnológico relacionado com a comunicação com a Base de Dados. Por esta razão, os servidores aplicacionais JBoss onde estejam instalados o netP@, o CSSnet ou qualquer outro portal web que seja agora atualizado, deverão ser intervencionados manualmente, sendo necessário eliminar 3 ficheiros da pasta LIB de cada uma das aplicações web.

Lista dos ficheiros a eliminar (exemplo para o netP@):

  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate-annotations.jar
  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate-entitymanager.jar
  • [JBOSS]/server/netpa/lib/hibernate3.jar

 

Caso esta ação não seja realizada, os portais não irão arrancar e reportarão erros de compatibilidade.

 

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Dia Internacional da Mulher

Liderança no Feminino

Na edição do jornal Público desta 5ª feira, no suplemento dedicado ao dia internacional da mulher, a CEO da Digitalis, Jeane Zaccarão, explica a importância dos projetos da qualidade para as instituições de ensino superior em Portugal.

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